Foto por NeuroGlider@CansFestival2008
A notícia de que a Universidade de Aveiro está neste momento a desviar dinheiro da investigação ciêntifica para pagar os subsidios de férias dos docentes e funcionários é um aviso das "things to come" para a universidade portuguesa.
Eu já em outras postas tinha referido que mais tarde ou mais cedo isto iria acontecer, hoje já está a acontecer! O que acho extraordinário é que esta universidade, considerada uma das melhores universidades periféricas portuguesas e uma das maiores impulsionadoras do convénio MIT, esteja numa situação destas!
Se esta está assim então quer dizer que aquelas Universidades ainda com menor projecção tecnico-ciêntifica estão ainda pior, por ventura em verdadeiras situações de bancarrota!!!
Estes políticos portugueses ainda não perceberam que se continuarem a usar as universidades para diminuir o desemprego jovem (como tem vindo a ser apanágio dos governos desde o Cavaco) á custa de as tornar em continuações do liceu, o país aí é que nunca mais se vai orientar!
Depois é preciso largar a velha máxima de que as universidades são sitios de aprendizagem e ensinamento! A universidade moderna é um sítio de descoberta e exploração de novos horizontes e só depois é que deve ser considerada uma escola no seu sentido tradicional!
Só assim é que poderemos como país competir no mercado global que vive de novas tecnologias e produtos baseados nessas tecnologias.
O maior problema, como eu já aqui referi inúmeras vezes, é que a universidade portuguesa é um universo de compadrios, tráficos de influências, escada social que se reflete numa total falta de competitividade, em suma um reflexo da maioria da sociedade portuguesa, especialmente a ("so called") elite.
Sem comentários:
Enviar um comentário