quarta-feira, abril 05, 2006

Downloads

É uma verdadeira palhaçada esta acção sobre desconhecidos por causa de downloads considerados ilegais que ontem deu entrada na Policia Judiciaria. Ilegal é os preços praticados pelas companhias discográficas e as vidas de opulência que a maioria dos artistas leva. Ilegal é pedir-se cerca de 15€ por cada CD original. Em vez de as companhias e os artistas continuarem a ser ganantes deviam era pensar em baixar os preços dos álbuns. Para já um CD a fazer custa menos de 1€ e depois se não inflacionassem os preços dos artistas e técnicos que produzem os álbuns poderiam terminar com esta crise. Ao fim ao cabo toda a gente preferia ter os originais mas, aos preços praticados isso é quase impossível. Juntem-lhe a crise instalada e têm a situação actual.
Mas a troca de ficheiros na net não é mais do que a 1a vez na história do capitalismo que os consumidores tomam uma acção para mostrar a uma industria cartelizada que não concordam nem aceitam com as suas políticas de vendas. Fazer e participar em programas de P2P é a resposta de todos os consumidores conscientes dos seus direitos que não aceitam a extorção por um produto que na maior parte dos casos acaba por se tornar descartavel.
O que doí mais a estas companhias e artistas é que lhe toca onde lhes doí mais nos lucros astronómicos que estavam habituados.