quarta-feira, abril 05, 2006

Downloads

É uma verdadeira palhaçada esta acção sobre desconhecidos por causa de downloads considerados ilegais que ontem deu entrada na Policia Judiciaria. Ilegal é os preços praticados pelas companhias discográficas e as vidas de opulência que a maioria dos artistas leva. Ilegal é pedir-se cerca de 15€ por cada CD original. Em vez de as companhias e os artistas continuarem a ser ganantes deviam era pensar em baixar os preços dos álbuns. Para já um CD a fazer custa menos de 1€ e depois se não inflacionassem os preços dos artistas e técnicos que produzem os álbuns poderiam terminar com esta crise. Ao fim ao cabo toda a gente preferia ter os originais mas, aos preços praticados isso é quase impossível. Juntem-lhe a crise instalada e têm a situação actual.
Mas a troca de ficheiros na net não é mais do que a 1a vez na história do capitalismo que os consumidores tomam uma acção para mostrar a uma industria cartelizada que não concordam nem aceitam com as suas políticas de vendas. Fazer e participar em programas de P2P é a resposta de todos os consumidores conscientes dos seus direitos que não aceitam a extorção por um produto que na maior parte dos casos acaba por se tornar descartavel.
O que doí mais a estas companhias e artistas é que lhe toca onde lhes doí mais nos lucros astronómicos que estavam habituados.

4 comentários:

brunopapas disse...

manolas, concordo com o k dizes mas nao te eskecas k na grande maioría dos casos os artistas nao ganham patavina comparativamente akilo k as editoras/discográficas arrecadam. hoje em dia só mesmo artistas com um grande investimento de producao por detras deles é k ganham fortunas e isso representa mto pouco da comunidade de artistas.....axo mesmo k este tipo de manifestacoes por parte dos consumidores nunca irá parar e poderá mesmo destruir completamente grande parte da industria da musica levando a k só fikem no "negócio" (k poderá deixar de o ser) akeles por "amor" á arte!!

Biranta disse...

Queria sugerir mais uma visita ao meu blog, SOCIOCRACIA, onde coligi uma série de elementos sobre "o Negócio do Medo". Há para todos os gostos, desde os factos fortemente indiciados, até "teorias da conspiração", plausíveis. Tudo para demonstrar que há muita gente cuja consciência está a ser "agredida" pela campanha de medo da comunicação social e pela censura cerrada e cretina a este tipo de notícias... Peço a todos que divulguem, de modo a criar uma corrente que não possa mais ser ignorada...

brunopapas disse...

Obrigado pela dica biranta......não podemos deixar de referir tb o http://viriatoteles.com.sapo.pt/ ....

NeuroGlider disse...

Papas meu puto, quando eu estava a escrever a posta pensei várias vezes em ti pois tu como artista és uma das potências vítimas da pirataria. No entanto, a minha posta foi mais no sentido de criticar as editoras e artistas que inflacionam o seu preço de mercado constantemente. E não aqueles que verdadeiramente fazem arte pelo prazer que têm. Para mais tu vives na UK e aí eu não acho que haja realmente um problema pois os albuns custam exactamente o mesmo que aqui em Portugal mas as pessoas ganham em média 3x mais o que faz com que o preço dos albuns, jogos, filmes seja justo. Para além do mais as promoções aí são incriveis e acaba-se sempre por se poder comprar qualquer tipo de média mesmo muito barato. O problema é mesmo Portugal em que se paga por qualquer produto de media um exagero. E como aqui não existem grandes distribuidoras de retalho como aí os preços mesmo da produtos mais velhos nunca, ou raramente, desce. No fundo eu acho que este movimento da pirataria irá criar pressão sobre as editoras e a longo prazo irtá dar lugar a um ajustamento e maior equilíbrio dos preços.
Um abração e dá-le forte e feio.