Os genéricos deram prejuizo ao utente! Pudera como uma classe médica portuguesa como é. Abutres que vivem da desgraça dos outros não é de admirar! Mas o mais infame é que fazem tudo isto por mesquinhezas como viagens de graça e televisões! O modo grosseiro e jucoso com que enganam os doentes dizendo-lhes que não podem usar genéricos porque para a doença deles em particular só pode mesmo ser o de marca e chegando ao ponto de afirmar que se tomarem os genéricos podem morrer, é vergonhoso!! Ser médico é o bilhete da sorte grande em Portugal! Tem uma Ordem que os torna mais protegidos que os políticos, ganham acima da média e fazem greve sempre que o café do hospital fecha ás 5 da tarde e ainda por cima enganam os doentes com medicamentos caros só para receberem viagens de graça! E depois fazem vergonhas como recentemente aconteceu que 4 médicos foram a um congresso internacional e entretanto veio a organização dizer que nem os viram lá!!!
Desde já temos de desmistificar que o genérico é diferente do medicamento de marca! Não é!!!!
Em termos químicos nada é diferente de um genérico para um de marca. Na maior parte dos casos muda o processo de fabrico! Os testes para obter licença de comercialização e os testes farmacológicos para permitir o uso terapeutico de qualquer droga corre exactamente os mesmos tramites e os mesmos testes, exactamente o mesmo rigor. Tudo o que se diz de pessoas que não podem usar é pura mentira e especulação!!!
Os médicos em Portugal têm ainda de compreender que o juramento de Hipócrites não termina após a diagnosticação da doença! Os médicos têm de compreender que se os doentes gastarem o dinheiro todo do més para comprarem os medicamentos de marca que ele impinge apenas para poder ir de férias á pála e depois não terem dinheiro suficiente para comprar alimentos em quantidade e qualidade dignas não se curam de certeza!!!! Isto também é medicina!!!
Mas isto só vai mudar quando à Ordem dos Médicos for retirado poder! Não se pode aceitar num estado dito democrático que uma elite é que decide quantos médicos é que se formam por ano. Se ainda fosse políticos não era mau mas médicos que são profissões fulcrais para uma sociedade moderna isto não se pode aceitar. E depois gera isto que se vé em que os genéricos só foram receitados por 12% dos médicos. Ou seja, só há 12% de médicos honestos!!!!!
É como eu sempre digo a ditadura ainda está dentro da cabeça da maior parte dos portugueses! Ainda não se deu a revolução mental! Uns por pensarem que são os espertos que sabem tudo, que tem antes do nome Dr. e que isso lhes dá o direito de fazerem o que querem e outros que por serem tão ignorantes se deixam enganar e acreditam piamente no que os médicos lhes dizem (enfim são pessoas simples e honestas na sua maioria)!!!
Portugal tem é entre maõs é uma crise civilizacional!