quarta-feira, fevereiro 23, 2005

?O Enigma?

Já está estas eleições. E agora o que nos espera?? O Socrates é talvez o político portugues mais enigmático de sempre. Cada vez que fala não se sabe como reagir! A pergunta que fica sempre no ar é: será ele acredita naquilo que diz ou não?!? Festejou a vitória com um "Conseguuimos!" quase ainda incrédulo! Parecia que queria mas não queria.......
Parece que vamos ter de esperar para ver. O que eu quero é políticas de médio longo prazo a pensar a 8 a 10 anos. Um projecto é o que faz falta (para animar a malta!) desde á muito para Portugal. Não podemos passar mais 30 anos a fazer medidas avulso como tem sido até agora. Acabou a altura das experimentações e paixões pessoais. Portugal e os seus dirigentes têm de começar a agir objectivamente e com pragmatismo! Não podemos ter novamente anuncios de políticas e depois criar leis e decretos obscuros que impedem as políticas de avançar. Como a política ambiental de energias alternativas, num dia promove-se as energias alternativas e noutros aumenta-se a taxa do biodiesel e biogás!
Os nossos governantes têm de perder as manias totalitaristas que com este ultimo governo PSD investiu em armas e nas novas instalações da RTP e com o de Guterres concentrou a maior parte da comunicação social e das telecomunicações na mão do Estado ou de empresas detidas pelo Estado. Os dirigentes portugueses e os portugueses todos em geral têm de deixar de olhar para o umbigo; temos de levantar a cabeça e olhar para o horizonte é aí que está a solução para os nossos problemas, não baixar a cabeça e continuar a andar como senão fosse nada connosco e só ficar indignados porque com a crise não podemos trocar de carro ou comprar o telemóvel da moda ou pensar que se nós estamos bem que se lixem os outros! É assim Portugal e a maior parte dos portugueses e o mais impressionante é que a maior parte dos que têm prefixos antes do nome são os piores!!!!!
Espero que o Socrates seja capaz de (como dizem os ingleses) deliver!!! Mas o meu optimismo realista não me dá muitas esperanças. Pollíticos apolíticos é gente que me gera muita desconfiança! É como os cristãos socialistas criados na Opus Dei (Guterres), espécies muito sui generis! Deixa lá ver de que espécie o Socrates é pelo menos para já identifica-se com a muito caricáta e dúbia classificação de socialista do centro (seja lá isto o que for!!). Seja como for há apenas uma certeza para ele e para os portugueses nas condições políticas em que se encontra (maioria absoluta) não tem desculpas para falhar!

Sem comentários: