domingo, fevereiro 13, 2005

Choques tecnológicos

Neste momento eleitoral em que se fala de tecnologia e choques deta decidi escrever sobre um assunto que nos afecta a todos: O preço e a qualidade do serviço de internet.
Em Portugal temos o fantástico facto de sermos o único país da UE com taxas de downloads nacionais e internacionais e pagarmos um dos preços mais altos de acesso por banda larga á internet. Segundo sei o preço mais baixo é de 35€ com 20Gb nacionais e 2Gb internacionais. Ora isto é uma roubalheira. Na UK paga-se o mesmo com acesso de 1 Mbs e 15 Gb de downloads (sim não há cá nacionais e internacionais) e em Espanha é a 25€!!! Só em Portugal é que existem estas modalidades fantásticas para sacar o máximo possível de dinheiro aos portugueses! È como o caso dos genéricos de marca (ou seja são os mesmo medicamentos que os com marca mas com a caixa de genérico e custam cerca de 20% mais que um genérico autentico) que outra maravilhosa peculiariedade portuguesa. Na UK onde os genéricos existem á 30 anos e nunca se ouviu falar de genéricos de marca. Isto é para os médicos poderem continuar a enganar os doentes a dizer-lhes que não podem tomar genéricos....a não ser que sejam de marca!!
Mas ia eu dizendo, como é que estes políticos querem dinamizar tecnológicamente o país se não investem naquilo que realmente ajuda a dar o salto, ou seja, ACESSO Á INFORMAÇÃO!!! Assim se vé como os nossos políticos e os que governam os políticos usam a maioria dos portugueses. Num país como a UK em que o salário minimo é cerca de 2.5x mais alto que em Portugal pagam o mesmo que nós e com maior qualidade (pois nem vamos falar no serviço da netcabo senão ....).
O verdadeiro choque que Portugal precisa é nos políticos e a seguir começar por re-nacionalização as redes de telecomunicações (que dá-las á PT por 30 anos como foi dado pelo Guterres é das maiores vergonhas que existem nesta DITADURA DE MERCADO EM QUE VIVEMOS) é que é uma verdadeira maneira de ajudar o país a desenvolver-se. E o mesmo vai passar-se com a água que já está toda nacionalizada. Qualquer dia temos de ir encher garrafões a Espanha!

Sem comentários: