quinta-feira, outubro 02, 2008

O Fim de Uma Era

@whachadoo.com

Parece o título de um filme ou de um livro épico mas é de facto a melhor explicação para o que aconteceu a semana passada, e continua esta semana, na ecónomia mundial. A ganância ganhou! O desejo pelo lucro e ganhos cada vez maiores dos bancos e dos seus dirigentes levou á exaustão do modelo económico mundial que deu origem á mais longa e próspera época de desenvolvimento económico no mundo ocidental.

Tudo começou com os bancos a começaram a emprestar dinheiro entre eles com as hipotecas das pessoas e depois como viram que isto até era bom negócio resolveram usar as falhas nas legislações nacionais (especialmente nos EUA e na UE) e começar a emprestar dinheiro a toda a gente para depois poderem ir "emprestar" essas hipotecas e créditos a outros bancos. Ou seja, esta gente emprestava uns aos outros não dinheiro ou bens reais mas sim dinheiro e bens futuros, que os proprietarios das casas, bens, etc, i.e. os trabalhadores estavam a pagar.
Devido á irresponsabilidade com que o crédito foi dado os preços das casas subiram, com eles as hipotecas e os juros e prestações mensais dos trabalhadores. Como nesta equação o rendimento mensal dos trabalhadores é a única coisa que não soube (quiçá até desceu com a inflação devido ao aumento do petróleo e dos alimentos) chegou-se a um ponto em que os trabalhadores já não conseguiram pagar a renda. Resultado imediato: imensos bairros nos EUA, especialmente de casas luxuosas, estão inteiramente vazios, ou para vender como novos ou então para vender como resultado da hipoteca não ter sido paga. E as pessoas que viviam nessas casas agora vivem nos carros em parques de estacionamento perto das suas antigas casas! Resultado a médio prazo: os bancos que á ganante usaram estes expedientes para ganhar dinheiro ficaram na falência e estão a dar origem a esta crise sem precedêntes! Inclusivé devido á complexidade das operações financeiras que foram permitidas criar pelos políticos (que eram e são financiadas por estes banqueiros agora em falência) já foi anunciado que esta recessão ainda vai ser pior que a de 1929!

O mais rídiculo é que durante esta semana e o fim da anterior andou aí tudo feito barata tonta á espera que o plano de 3 paginas do Bush para DAR 700 biliões de dolares a certos bancos (não a todos, reparem!) passou no Senado americano hoje e os mercados bolsistas caíram na mesma! Isto indica que algo fundamentalmente errado está a acontecer e que o pior ainda está para vir!

Sem comentários: