domingo, outubro 24, 2004

Bolonha

O tratado de Bolonha que prevé que na Europa os cursos superiores passem a ser de 3+2 anos ou de 4+1 anos irá destruir ainda mais a qualidade do ensino superior em Portugal e adoptar-se para os cursos superiores uma lógica de produto de mercado de massas.
Eu sou neste momento aluno de douturamento no Reino Unido, país que já possuí um modelo universitário do tipo do protagonizado pelo tratado de Bolonha, e por vezes tenho de orientar estágios de alunos finalistas de bioquímica. Eles chegam ao fim do curso sem nunca ter tido qualquer formação em disciplinas tão básicas (para qualquer bioquímico) como física, química orgânica, termodinâmica, análise matemática e numérica e algebra. São verdadeiramente limitados em termos de conhecimentos para um bioquímico e tudo isto exclusivamente devido ao pouco tempo de formação que estes cursos aqui tem (BSC de 3 anos). Se existe algo bom no nosso ensino é de certeza o grau e espectro de conhecimentos basícos que nos é dado nos 2 anos iníciais dos cursos actualmente, que são exactamente os anos de formação que o tratado de Bolonha quer eliminar. Esta é também uma das razões que a maior parte dos estudantes portugueses que conheço na area da biologia aqui no Reino Unido são altamente apreciados pelos britânicos devido ao grau e espectro de conhecimentos que possuem. E claramente um estudante finalista portugues na área das ciências da vida está muito melhor formado que um britânico.

1 comentário:

Anónimo disse...

....nao generalizes isso meu puto, porque depende das áreas de ensino e em grande parte do aluno em si em aprender por sí próprio. a meu ver, os alunos devem ser educados a aprender a dedicar um pouco do seu tempo à auto-aprendizagem. só desta forma vao sair das universidades sem ficar aos papéis no mercado de trabalho. a organizaçao e a aquisiçao de um método de trabalho na resoluçao de problemas que surgem no dia-a-dia é muito importante. o aluno deve aprender ganhar esse sentido pragmático o mais rápido possível e livrar-se de rotinas baseadas em métodos académicos e teóricos que caracterizam o nosso sistema de ensino.

...é apenas a minha opiniao, mas percebo perfeitamente a tua nao podendo "transportar" a minha pa todas as áreas de ensino. mas XAVAL, tu tás em investigaçao, logo é bacano ter ratos de laboratório com enciclopédias dentro da cabeça :p