quarta-feira, fevereiro 23, 2005

Afinal os genéricos deram prejuizo....aos utentes!!!

Os genéricos deram prejuizo ao utente! Pudera como uma classe médica portuguesa como é. Abutres que vivem da desgraça dos outros não é de admirar! Mas o mais infame é que fazem tudo isto por mesquinhezas como viagens de graça e televisões! O modo grosseiro e jucoso com que enganam os doentes dizendo-lhes que não podem usar genéricos porque para a doença deles em particular só pode mesmo ser o de marca e chegando ao ponto de afirmar que se tomarem os genéricos podem morrer, é vergonhoso!! Ser médico é o bilhete da sorte grande em Portugal! Tem uma Ordem que os torna mais protegidos que os políticos, ganham acima da média e fazem greve sempre que o café do hospital fecha ás 5 da tarde e ainda por cima enganam os doentes com medicamentos caros só para receberem viagens de graça! E depois fazem vergonhas como recentemente aconteceu que 4 médicos foram a um congresso internacional e entretanto veio a organização dizer que nem os viram lá!!!
Desde já temos de desmistificar que o genérico é diferente do medicamento de marca! Não é!!!!
Em termos químicos nada é diferente de um genérico para um de marca. Na maior parte dos casos muda o processo de fabrico! Os testes para obter licença de comercialização e os testes farmacológicos para permitir o uso terapeutico de qualquer droga corre exactamente os mesmos tramites e os mesmos testes, exactamente o mesmo rigor. Tudo o que se diz de pessoas que não podem usar é pura mentira e especulação!!!
Os médicos em Portugal têm ainda de compreender que o juramento de Hipócrites não termina após a diagnosticação da doença! Os médicos têm de compreender que se os doentes gastarem o dinheiro todo do més para comprarem os medicamentos de marca que ele impinge apenas para poder ir de férias á pála e depois não terem dinheiro suficiente para comprar alimentos em quantidade e qualidade dignas não se curam de certeza!!!! Isto também é medicina!!!
Mas isto só vai mudar quando à Ordem dos Médicos for retirado poder! Não se pode aceitar num estado dito democrático que uma elite é que decide quantos médicos é que se formam por ano. Se ainda fosse políticos não era mau mas médicos que são profissões fulcrais para uma sociedade moderna isto não se pode aceitar. E depois gera isto que se vé em que os genéricos só foram receitados por 12% dos médicos. Ou seja, só há 12% de médicos honestos!!!!!
É como eu sempre digo a ditadura ainda está dentro da cabeça da maior parte dos portugueses! Ainda não se deu a revolução mental! Uns por pensarem que são os espertos que sabem tudo, que tem antes do nome Dr. e que isso lhes dá o direito de fazerem o que querem e outros que por serem tão ignorantes se deixam enganar e acreditam piamente no que os médicos lhes dizem (enfim são pessoas simples e honestas na sua maioria)!!!
Portugal tem é entre maõs é uma crise civilizacional!

3 comentários:

euluis disse...

Oi neuroglider, pois eu acho que se isto é verdade, deveria começar-se a guardar estas informações com muito jeitinho e começar a avaliar o porquê destes resultados...
Poderá ser resultado de uma falta de genéricos na área específica... Poderá ser porque os tipos da propaganda médica estão a ser particularmente eficientes num determinado distrito.

Parece que eles pelo menos têm dados que permitirão avaliar e fazer este exercicio. Engraçado... as regiões onde se tenta poupar mais (Lisboa e Vale do Tejo e o Algarve) são as mais desenvolvidas, logo, em princípio as mais ricas. Isto faz algum sentido?!

Ou seja, é preciso avaliar as razões. Vou mesmo mais longe: acho que deveria ficar registado o medicamento receitado pelo médico para uma determinada patologia. Não, não se revela os dados confidencias do doente. Revelam-se e registam-se os dados que não devem ser confidenciais de decisões profissionais dos médicos. Caso os Srs Doutores não quisessem, o estado não comparticipava.

Eu também acho que muitos médicos não passam de presunçosos com um canudo ao pescoço. No entanto, felizmente já encontrei muitos bons e francos profissionais.
Tem de se criar meios de separar o trigo do joio. Mas com cabecinha!!!

Penso que as receitas electronicas iam ajudar m pouco neste sentido...

joãoGonçalo disse...

…e a não comparticipação continua a dar viagens ao estrangeiro para a família toda!

NeuroGlider disse...

Ò Luis as regios mais ricas é onde se poupa mais porque no geral mais riqueza está associado a mais informação e mais consciencia das populações que não vão tão facilmente na cantiga do médico que só pode ser o medicamento de marca. Nas regiões mais pobres e ignorantes a palavra do médico é lei (Infelizmente)!!
Eu também já encontrei médicos decentes mas são uma mínoria!
Eu acho que a tua proposta de um registo electrónico das receitas por médico era excelente. Ia logo ajudar a pô-los na linha. MAs para mim o mais importante tem de ser o obrigatório esvaziamento de poder na Ordem dos Médicos! É inadmissivel em democracia o poder que aquela trupe tem!!! É dmasiado poder corporativo!