quinta-feira, maio 05, 2005

Dois blogs para seguir

Quero aqui alertar para dois blogs, o Diário de um tripeiro em Timor Lorosae e o Enfado, que seguem de muito perto o confronto entre a igreja e o estado independente e laico de Timor Lorosae. A igreja ao seu melhor estilo medieval quer dominar e determinar a educação para continuar a propagar a subserviência pela ignorância e as suas falsas verdades.
É a verdadeira face da igreja em acção. Num mundo em que se professa a liberdade, a dita organização que diz promover esses valores á mais tempo que ninguém, mais uma vez mostra do que é feito. Cobiça e conquista do poder a todo o custo!

10 comentários:

augustoM disse...

Com a indepência de Timor, os governos tendem para o laicismo. A Igreja, que sempre directa ou indirectamente apoiou a guerrilha e exaltou o povo à luta, esperava vir ter um papel de destaque que lhe não foi dado,e ainda prevê a perda da sua importância no meio social timorense.
Um abraço. Augusto

Juíz disse...

Queria só expressar o meu agrado pelo teu blog (se te posso tratar por tu). Desde que deixas"te" um comment num blog meu (não sei como lá chegaste) que sigo atentamente o teu blog.

Quanto ao tema, para mim era impensável que a igreja continuasse a ter um papel tão importante na sociedade, e tinha esperanças que esta fosse perdendo o seu poder com o tempo, mas quando vejo (vi) milhares de jovens (a próxima geração) no vaticano, aquando da nomeação do ratziger- nazi- fico com a, triste, impressão, de que infelizmente ainda estamos na idade média... Penso que o grande mal é que a igreja está inserida na tradição cultural, o que a torna muito difícil de combater. A questão é por quanto mais tempo vão as pessoas acreditar nas mentiras... Eu vejo isso de perto, a minha namorada, católica não-praticante, costuma dizer-me "tens que respeitar", mas como posso eu respeitar quem não respeita? com certeza que os neo-nazis não-praticantes também dizem "podes não gostar mas tens que respeitar"... It's my oppinion...

NeuroGlider disse...

Caro Juiz
A presença de tantos jovens nos eventos do papa RatoZinger também me surpreende mas acabo sempre por pensar: as pessoas tendem sempre a aceitar aquilo que lhes dá as respostas mais faceis de obter como a religião católica. Qualquer coisa é deus e já tá. Pensar, questionar tudo o que sabemos e sermos criticos e ao mesmo tempo ganhar consciencia de nós próprios e compreender que deus é algo impossivel é um processo diário e constante e por vezes exaustivo, mas sempre engrandecedor (pelo menos para mim!), mas que a maioria considera muito mais dificil.
Eu sou a favor da educação e da confrontação dos crentes com as incongruências da sua confissão religiosa. Só assim eles podem sair do turpor em que vivem mergulhados. É a única coisa que podemos fazer para que eles se apercebam do logro.
Cumprimentos

Anónimo disse...

caros juiz e neuroglider

vãoa www.diarioateista.net/ - passem pelas cx de comentários e depois vejamos crentes que por lá passam...e nem digo mais nada!

neuroglider
"""
Eu sou a favor da educação e da confrontação dos crentes com as incongruências da sua confissão religiosa. Só assim eles podem sair do turpor em que vivem mergulhados. É a única coisa que podemos fazer para que eles se apercebam do logro. """

Com todo o respeito por esta opinião mas, os "crentes " actuais não querem ser confrontados;antes querem confrontar...
Pior: querem alterar as regras do jogo na arêa da educação , alterando as regras da ciencia - "a observação de fenómenos naturais e a partir dessa observação, estabelecer regras baseadas na racionalidade e na ciencia".

Querem impor a reza na escola...
As cerimónias religiosas na escola ,e por aí fora.
Por isso desculpa lá . Mas estás a ser demasiado optimista...

NeuroGlider disse...

Podes crer Pedro Silva se calhar tou a ser um pouco optimista. E é verdade que nos últimos 3 anos a igreja e as religiões regrediram mais de 900 anos até á idade média. Talvez um sinal da crise social que vivemos....
Os argumentos que foram usados pelo mundo ocidental para atacar os tálibans e as madrassas islamicas no afeganistão e noutros sitios são hoje as atitudes que a igreja e os outros cristaos (leia-se americanos) andam a fazer nos seus própios paises.
Obrigado por o comentário para reflectir que deixas-te pedro.

Anónimo disse...

Olha neuroglider,estou convencido que não foi nos ultimos 3 anos mas nos ultimos 20. Nos ultimos 3 é apenas a materialização completa e visivel dessa regressão.
E ,de facto estás s ser demasiado optimista. Já que és uma pessoa da arêa das ciencias "duras" vai ao link que eu deixo anteriormente e vÊ lá os posts sobre ciencia(aquele do desenho inteligente é qualquer coisa...) e os links que deles emanam e para onde mandam.
e arrepia-te...

NeuroGlider disse...

Caro Pedro Silva eu já estou bastante ciente da teoria creacionista (até tenho umas postas no blog sobre isso) mas eu concordo com a proposta do maior evolucionista moderno, Stefan Gould, que defendeu (visto que morreu recentemente) que discutir o criacionismo é legitimá-lo e que quanto mais importancia damos a essa gente mais visibilidade eles têm e mais pessoas podem ser enganadas. E o argumento dele para se proceder assim é que se estava a dar a possibilidade de dar o mesmo tratamento a uma teoria de fé que se dá a uma teoria cientifica legitima, baseada em provas cabais, é a pior coisa que podemos fazer. Apenas podemos desmontar essas teorias com as suas próprias incongroências. Mas nada a recear nesta luta precisamos de gente com a sua atitude e a minha em relação ao problema. Uns que como tu acreditam mais numa acção directa para combater esta ignorancia e gente como eu que acredita em criar mecânismos socias para evitar que estas estrategias de propagação da ignorância possam sequer surgir.
É preciso é não desistir.
Cumprimentos

Anónimo disse...

Nuroglider, ue tu já estás bastante ciente da ???teoria creacionista??? já eu tinha percebido.(se não estivesses estava-te a estranhar...).
O problema ,de onde eu o vejo,não está directamente ligado com falar do criacionismo ou não ,como ideia que eventualmente o legitime.
O problema é que a ignorancia está não só a aumentar como a fazer-se de ciencia(e a ter exito )para minha grande irritação ,que está a prevalecer...
Nota que ,quando eu sugeri o link não era num sentido autopromotor de mim proprio(tinha mais que fazer) ,mas apenas para chamar a atenção ,para o que ,quer a nivel mundial,quer cá no bananal,se está a começar a formar em termos de instituir um estilo de vida baseado na crendice e no totalitarismo disfarçado de fé.
Quanto a questão de criar " mecanismos sociais" que combatam,temo que tal não seja suficiente.
Mas lá está:eu sou um pessimsita - realista ,talvez porque sou mais velho do que tu ,e venho de outra area de conhecimentos; as humanidades.
Alguêm da area das ciencias será sempre mais optimista...julgo eu...
De qualquer forma aquilo que eu tinha escrito era apenas como um alerta ,não como uma tentativa de auto promoção ...e como alerta penso que é alarmante...
Há 20 anos atrás não me recordo que esta "Crendice organizada" estivesse a ter tanto exito...

NeuroGlider disse...

Caro Pedro Silva o problema com a disseminação da ignorância que tem hoje no criacionismo a sua face mais visível é porque tem do seu lado quem tem dinheiro. Esses são os que têm mais a ganhar com a disseminação da estupidez! O regresso deste pensamento medieval está de regresso porque não esxiste mais nenhuma URSS para combater e criancinhas a serem comidas por comunistas. Agora são os evolucionistas que têm de ser pereseguidos. Antes os comunistas punham em causa a existência física da crendice e hoje a ciência põe em causa a existência psiquica da crendice, pondo em causa a existência de deus!
O facto de hoje a ciência (para meu e seu descontentamento) estar a ser usada para justificar idiotices religiosas é uma caracteristica da sociedade em que vivemos. Ou seja, esta sociedade tem a pérfida capacidade de usar e incorporar os métodos e meios de tudo aquilo que a confronta e deste modo absorvendo esse algo que a contraria! Esta é para mim a mais assustadora capacidade desta sociedade! Por isso é que acredito apenas em destruir por dentro e confrontando a sociedade com os seus próprias ambiguidades! Assim ela não incorpora nada apenas se confronta consigo própria.
Não te preocupes com isso do link eu aprecio que se divulgue estes sites pois assim alertamos os outros e se possivel ajudá-los a estarem mais conscientes, sendo mais díficil a sociedade devorá-las e nada melhor que divulgar informação e conhecimento para isso.
Eu concordo contigo em que criar mecânismos sociais não são suficientes mas são decerto necessários. Mas é por isso que eu já tinha dito que pessoas com pontos de vista diferentes em relação a esta questão, como eu e tu, têm de se articular para combater o problema nas suas várias frentes.
Cumprimentos

Anónimo disse...

neuroglider

""""Ou seja, esta sociedade tem a pérfida capacidade de usar e incorporar os métodos e meios de tudo aquilo que a confronta e deste modo absorvendo esse algo que a contraria! Esta é para mim a mais assustadora capacidade desta sociedade! Por isso é que acredito apenas em destruir por dentro e confrontando a sociedade com os seus próprias ambiguidades! Assim ela não incorpora nada apenas se confronta consigo própria.""""

Isto carece de melhor explicação. talvez um post? Acho que merece um post...E NÃO TE ACANHES....