domingo, maio 25, 2008

A Brave New World is upon us!


Aqui na UK esta semana teve lugar um acontecimento que vai mudar para sempre o nosso mundo e até mesmo a maneira como nós (humanos) nos vêmos a nós próprios (de seres efemeros a seres quase imortais). Foi aceite no Parlamento e publicada uma lei que permite não só a criação de embriões hibridos com células humanos e animais, mas também permite o screening de embriões humanos de fertilização in vitro para que a criança a nascer possa ser um dador compativel para o irmão ou irmã mais velha que nasceu com uma deficiência genética grave.
Estes dois acontecimentos podem talvez ser duas das mais fundamentais mudanças na ciência actual e na medicina pois vão abrir novas portas que não só nos vão levar a curar ou atenuar certas doenças genéticas hereditárias mas acima de tudo vão permitir uma explosão no campo das células estaminais (com capacidade de regeneração) de tal modo que num futuro proximo podemos vir a ter pessoas em que, por exemplo, sofreram um ataque cardiaco e que parte do seu coração está morto mas por recolha e manipulação das células estaminais do próprio doente (sem quealquer perigo de rejeição) podemos inseri-las no coração doente de tal modo que as novas celulas repovoarão o coração e o tornarão de novo funcional.
Este acontecimento vai de certo provocar uma explosão de novas tecnologias e empresas ligadas á biomedicina aqui na UK aumentando a competitividadeda economia da UK e assegurando um futuro risonho para a economia. É assim que se fazem choques tecnológicos! Com ambição, racionalidade e objectividade não como em Portugal que a ciência é apenas uma bandeira eleitoral e propagandista!

1 comentário:

brunopapas disse...

Bem, agora ate cagas lume no lab nao eh meu cao?! Uma decisao destas eh bem melhor k um bom aumento pa mad scientists como tu....ah poissss! Coderniz e tal.....