sexta-feira, maio 30, 2008

Até na biologia há preconceitos!


Ontem foi publicada a descoberta de um fossil de um peixe á muito extinto. Esta descoberta por si só não é relevante para eu estar a falar nela mas o que foi descoberto expande e desafia as nossas concepções em relação á evolução da complexidade na natureza. Este peixe, ou melhor esta peixa, estava literalmente grávida e o fossil apresenta algo que parece ser uma placenta e um cordão umbilical. Na altura em que estes peixes existiam pensava-se que os animais mais complexos na (estes peixes) só se reproduziam através de ovos externos. A biologica até agora considerava que a existência de animais a desenvolverem-se dentro de um dos progenitores só ocurreu muitos milhares de anos mais tarde com o aparecimento dos mamíferos.

Esta descoberta vem provar exactamente o contrário e é um forte aviso que as todas as concepções por muito que façam sentido nem sempre são verdade!

Tipo a religião!

quinta-feira, maio 29, 2008

O desenvolvimento das Nações

BBC 2008

Para mim o desenvolvimento de uma sociedade não é uma função do dinheiro dessa sociedade mas sim um reflexodo modo como os mais novos e os mais velhos (no fundo os mais frágeis) são tratados. Talvez por isso eu tendo a considerar que a nossa sociedade (ocidental) não é muito avançada pois na maior parte dos casos tanto os velhos como as crianças são aqueles que mais sofrem. Quer por falta de bens materiais, quer por falta de bens emocionais.
Para ilustrar o meu ponto de vista ainda melhor, quero vos chamar a atenção para esta noticia da BBC sobre os EUA (a potência mundial) que embora sejam o país mais rico e poderoso do mundo não têm um sistema de saúde nacional, essencial para se conseguir chegar a um verdadeiro nível de desenvolvimento tal como o descrevo no primeiro parágrafo da posta. Reparem na foto que mostra uma fila de pessoas enorme para irem ter consultas médicas grátis fornecidas por uma caridade fundada por um britanico! Parece as imagens de campos de refugiados de países em guerra ou com dificuldades quando aparece por lá uma missão humanitária!

Agora quem são os países mais desenvolvidos?!

Como isto está!

Foto por Brunopapas@CansFestival2008

Parece que devido á crise houve um aumento das penhoras nos respectivos estabelecimentos dedicados a essa actividade! Até parece que as pessoas vão lá deixar até mesmo "roupa que trazem no corpo" para poderem ter dinheiro para comer!
Qualquer dia a Madonna e esses artistas todos que agora decidem ir a África adoptar crianças já não precisam de ir tão longe! Vão a Portugal adoptar crianças na miséria! Isto se as redes de pedófilos não as levarem primeiro como acontecia nas décadas de 70 e 80!

Quase parece um regresso ao (triste) passado!

quarta-feira, maio 28, 2008

E diz o nu ao roto...


Foto por Brunopapas@CansFestival2008

O ex-Bastonário da Ordem dos Advogados, José Miguel Judice, vem mandar calar o Mário Soares depois deste último dizer nos media que o Governo precisa de ter em atenção o aumento da pobreza e das dificuldades das familias portuguesas. No entanto estes dois senhores, um por um lado e outro por outro, têm extensas culpas no cartório pela situação em que se encontra Portugal! Bem o Mário Soares já sabemos o que ele fez e muita coisa foi mal feita! Mas uma coisa é verdade ao contrário da maior parte dos políticos actuais fez alguma coisa.
Agora este Miguel Judice a quem eu não vejo nenhum outro papel na sociedade portuguesa senão de abutre sanguinário que se alimenta de jogos de poder e tráfico de influências quem é ele para vir dizer seja o que for? Quando foi Bastonário da Ordem dos Advogados a única coisa que fez foi defender os senhores acusados da Casa Pia; permitiu que a Celeste Cardona (sim do PP) destruí-se ainda mais a justiça em Portugal para permitir ao amigo Portas sair pela porta dos fundos do processo Casa Pia; envolveu-se em jiga-jogas para ficar com espaços de restauração em zonas nobres de Lisboa sem pagar renda e a cobrar os preços mais caros aos frequentadores do restaurante e; muito recentemente, ele que é sabido ter grandes ligações aos lobbies todo poderosos da construção civil e imobiliario, vai ser o presidente da fundação que vai dirigir a requalificação urbana da zona ribeirinha de Algés! Ou seja é mesmo dar o ouro ao bandido! Porque afinal quem é este senhor e que qualificações ele tem para poder dirigir a restruturação de uma zona urbana de uma cidade?! Afinal ele é apenas um advogado......
Isto não é de alguém que sabe muito sobre quem está no poder e usa isso como alavanca para chegar onde quer?! Que raio de democracia é esta (hoje estou optimista escrevi democracia mas não tenham ilusões porque é mesmo ditadura!) ? Ou melhor, bem vindo é Oligarquia!

No fim este tipo de bocas nas noticias nao passam de galhardetes que os Oligarcas que governam o país mandam entre eles tipo "private jokes"!

E o resto da populaça?! Fica a ver navios (ou melhor a pensar nos empréstimos que tem de pagar e no dinheiro que não tem) e a apanhar do ar com estas dicas entre estes tubarões que só sabem é sugar o que não é deles!

Aqui está o que eu dizia ontem!!

Bem o Sandro mandou a imagem que resume tudo!

terça-feira, maio 27, 2008

A lei da ditadura do Mercado


Hoje não pude deixar de reparar que a maior parte dos jornais e meios de comunicação em Portugal mas também aqui na UK referem que os preços galopantes do petróleo (e consequentemente dos combustiveis refinados) estão altos não por culpa dos stock estarem a acabar mas sim como consequência do mercado livre! E em certa medida o mesmo se está a passar com a crise alimentar que já leva supermercados tanto nos EUA como na Europa (caso do Lidl em Portugal) a racionar a venda de arroz! Quer dizer a lei do mercado é a lei dos açambarcadores, dos especuladores que compraram quando estava barato e reteêm de modo a poderem manipular os preços, vendendo a conta gotas aquilo que não é raro e fazendo aumentar os preços por razões completamente artificiais. Quem é que acaba por sofrer?! Para variar os consumidores e claro aqueles que menos têm agora ainda têm menos!
É incrivel que depois o Cavaco e outras sumidades venham dizer que isto não é nada, mas apenas o mercado "livre" e "saudável" a funcionar. Não é por nada mas eu sempre aprendi que á medida que o mercado se torna livre o preço diminui (por variadissimas razões) mas hoje em dia verifica-se exactamente o contrário.
Na minha humilde opinião isto é apenas uma prova que vem confirmar algo que eu sempre senti: o mercado não é livre mas sim uma manipulação conduzida pelos interesses de alguns de tal modo que é de facto uma ditadura de muito poucos sobre todos!
A meu ver isto vai significar agitação social no mundo inteiro! Aqui na UK, hoje já há camionistas a bloquear as estradas e o preço dos alimentos já subiu 200% desde a mesma altura o ano passado! E em Africa temos países em que estão a acontecer motins porque não existe comida suficiente (cereais). Quando esta onda chegar á China, Europa e EUA temos de nos preparar pa um cenário de guerra pois no fim do dia a fome tem sido a maior razão por detrás da maior parte das guerras!
No entanto, no passado a maior parte das guerras era para tentar conseguir ter melhores terrenos para produzir mais alimento e sustentar uma população maior, hoje deitamos fora alimentos para manter os preços "competitivos" (o que quer que isto queira dizer!) permitindo a alguns terem lucros fabulosos. As novas guerras irão ser para determinar quem terá o poder de decidir quem produz o quê para o mercado!

Eu só pergunto é se no fim haverá mercado?

segunda-feira, maio 26, 2008

A nave aterrou!

Bem pessoal ontem á noite aterrou pela primeira vez em Marte uma nave não tripulada (Phoenix) com capacidade de analisar o solo e sub-solo marciano! Este poderá ser a primeira vez que poderemos saber mais sobre a historia geológica de Marte e por conseguinte se o planeta tem água capaz de ter sustentado a vida e possibilidade de sustentar vida (humana) no futuro!
Isto é fascinante e promete! Isto pode ser o ínicio da nossa redefinição no universo como entidade viva!
Aqui ficam umas imagens da aterragem e dos novos horizontes revelados!! ehehe

A pata da Nave acabada de aterrar!!!!

O solo á sua volta!


O Horizonte marciano!!!!

domingo, maio 25, 2008

A Brave New World is upon us!


Aqui na UK esta semana teve lugar um acontecimento que vai mudar para sempre o nosso mundo e até mesmo a maneira como nós (humanos) nos vêmos a nós próprios (de seres efemeros a seres quase imortais). Foi aceite no Parlamento e publicada uma lei que permite não só a criação de embriões hibridos com células humanos e animais, mas também permite o screening de embriões humanos de fertilização in vitro para que a criança a nascer possa ser um dador compativel para o irmão ou irmã mais velha que nasceu com uma deficiência genética grave.
Estes dois acontecimentos podem talvez ser duas das mais fundamentais mudanças na ciência actual e na medicina pois vão abrir novas portas que não só nos vão levar a curar ou atenuar certas doenças genéticas hereditárias mas acima de tudo vão permitir uma explosão no campo das células estaminais (com capacidade de regeneração) de tal modo que num futuro proximo podemos vir a ter pessoas em que, por exemplo, sofreram um ataque cardiaco e que parte do seu coração está morto mas por recolha e manipulação das células estaminais do próprio doente (sem quealquer perigo de rejeição) podemos inseri-las no coração doente de tal modo que as novas celulas repovoarão o coração e o tornarão de novo funcional.
Este acontecimento vai de certo provocar uma explosão de novas tecnologias e empresas ligadas á biomedicina aqui na UK aumentando a competitividadeda economia da UK e assegurando um futuro risonho para a economia. É assim que se fazem choques tecnológicos! Com ambição, racionalidade e objectividade não como em Portugal que a ciência é apenas uma bandeira eleitoral e propagandista!

sábado, maio 24, 2008

É tempo de bazar!


Esta posta é lançada de Londres! Depois de mais uma estada de 2 anos em Portugal inclusivé a maior parte destes 2 anos passados num dos (supostamente) melhoes laboratórios de investigação do país estou decidido a emigrar de vez de Portugal! Não dá! Quando um gajo quer é investigar e descobrir coisas novas, ou seja, fazer o seu trabalho com brio, rigor e contentamento, venho a descobrir que no país só quem se orienta é quem vai e dá graxa e passa a maior parte do tempo a tentar puxar os cordelinhos certos para agradar ao chefe e não a fazer o trabalho que é suposto. Mais a excelência não tem nada a ver com uma boa relação com o chefe mas sim se nos deixamos submeter aos seus caprichos e se aceitamos a ordem social que eles querem. Isto é, baixa as calcinhas que eu sou o chefe e posso fazer o que quiser contigo e tu não tens direitos!
Agora aqui em Londres redescobri o que a ciência é afinal e o que me trouxe a ela desde sempre (que dp de estar ali em Portugal naquele laboratorio já nem sabia o que era!): uma discussão entre iguais em que todos estão interessados em aprender mais! Isto é completamente contrário á norma de Portugal (sim porque também existem bons exemplos, não muitos e atacados por todo o lado mas ainda existem uns!) em que o chefe do lab é tipo o deus cristão! Pode estar errado mas como ele é que manda o que ele diz é lei mesmo que esta seja estupida, errada e injusta. Não importa se toda a gente vê que é errado como sai da boca do chefe já está certo!
E são depois estes "Yes Sir's" que se tornam os professores universitários, secret+arios de estado, directores de empresas publicas e afins! Não tem nada a ver com excelência e pensamento crítico mas sim com saber tocar os botões certos para subir!
Não é de admirar que sociedade portuguesa esteja como está, aqueles que deveriam ser a elite pensante que empurra toda a sociedade para a frente são apenas aqueles que dizem que sim ou não para agradar e não para fazer as coisas avançar! É o país em que só estão interessados no pequeno feudo que podem vir a arranjar! Nem que esse feudo seja na maior parte dos casos o armário das vassouras do chefe em que eles são remetidos se o chefe está de mau humor!
Por isso é que eu vou basar e não vou voltar tão cedo!
Aliás, deixo aqui um repto os portugueses que realmente querem mais para si e para Portugal:

VAMOS SAIR TODOS DESTE PAÍS E OS POLITICOS E AFINS QUE PUSERAM ESTE PAÍS NA MERDA (QUE É MESMO ONDE ELE ESTÁ INFELIZMENTE) QUE FIQUEM AQUI E SE ORIENTEM! OU ENTÃO É TEMPO DE FAZER UMA REVOLUÇÃO A SÉRIO E PÔR ESTES CHUPISTAS TODOS A ANDAR E NÃO PERMITIR SEQUER QUE REGRESSEM! NEM ELES NEM OS SEUS SERVOS!

Pois é caros leitores tenho estado afastado aqui do teclado mas estou de volta! O meu housemate picou-me e tou aí a mandar postas de pescada outra vez! 8)