sexta-feira, abril 08, 2005

Corporações

Estando eu a divagar pela net quando me encontro no site da Ordem dos Biólogos portuguesa. Não é que aí no site me deparo com uma página com links pa biotecnologia, ambiente, educação, saude e formação. De estranhar, pois eu como biólogo molécular a trabalhar em endocrinologia e desenvolvimento de vertebrados (nomeadamente peixes) não me encontro ali representado! Nem eu nem os biologos celulares, genetícistas, microbiologistas e tantos outros que agora nem me lembro de todos, a trabalhar em tantas outras espécies que não o homem ou os peixes! E nem incluí ainda o pessoal de plantas!
È por estas e por outras que eu recuso totalmente qualquer Ordem ou organização que procura apenas criar um espaço artificial de poder e influência que pura e simplesmente não existe e destroí ainda mais a sociedade ao separar e catalogar os seus cidadãos, já bastante propensos a isso! Sim eu acho que o corporativismos destroí a capacidade de interacção dos seus diferentes cidadãos e cria classes totalmente desprovidadas de verdade e razão de ser nas sociedades para além do objectivo de trazer poder a uns quantos sobre muitos outros. E consequentemente, sociedades menos cooperativistas e mais competitivas! Não é que eu seja contra a competição, antes pelo contrário, mas acho que esta deve terminar sempre, não no enaltecimento e favorecimento apenas do individuo que alcança o sucesso, mas sim nos benefícios que esta (competição) possa trazer para todos, incluindo aqueles que perderam a dita competição.
Neste caso da Ordem dos Biologos a sua página é uma clara declaração ao poder. Ou melhor ao poder que poderá vir a ser, ou seja, regulamentar éticamente a actividade em biomedecina e biotecnologia. Um subject muito atraente quer em termos de media como em termos económicos e consequentemente político!
Para todos aqueles que são biologos quero apelar á NÃO FILIAÇÃO NA ORDEM e a todos aqueles que não são biologos e que leram o post quero apenas dizer que a minha mensagem é acima de tudo: Nós já pertencemos a uma corporação, a corporação de nós todos.

Sem comentários: