terça-feira, abril 05, 2005

Para a revolução individual

Excelente posta no Dito Cujo sobre os média e o modo como toldam a realidade.
Alías um relatório da CIA da década de 70 chegou á conclusão que a melhor droga para controlar as massas é a TV.

2 comentários:

augustoM disse...

No tempo dos Romanos utilizava-se para ter as massas contentes e abstraídas dos problemas de Estado, pão e circo. Hoje em dia não é muito diferente a receita só que mais sofisticada. Em vez do circo dão-nos futebol, e em vez de nos encherem a barriga enchem-nos os olhos com a televisão. Como o bjectivo é o mesmo, o futebol tem de parecer um circo onde se transvasão as paixões e os maus instintos. A televisão, claro não pode educar ninguém como é óbvio, ou iria contrariar o fim a que se destina, tirar partido da pobreza de espírito de quem a vê. Novelas e concursos para o populacho está na ordem do dia. Com tanta cultura quem tem tempo para pensar nos reais problemas da vida? Mas como há esse risco também, então atiram-nos com a arma que está de reserva, o jornalismo que diz que diz e depois desdiz o que diz só para nos confundir. Para concluir, os governantes romanos eram muito espertos.
Um abraço. Augusto

NeuroGlider disse...

Mais que o futebol a novela é uma receita de amolecimento mental previligiada na TV. Na novela podemos ver os bons a viverem felizes para sempre, os maus a ser castigados e os injustiçados vingados! Coisa que raramente acontece no mundo real. É como viver a vida como nos ensinam quando somos pequenos mas que nunca alcançamos por impedimento dos que nos contam a estória do paraíso social quando somos pequenos!
Assim até nos esquecemos dos nossos problemas quando o heroi ou heroina da novela tiveram mais um momento de verdadeira pleinitude e nós por inerência também!
É a vida moderna!
Cumprimentos